segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

“Portugal pode ser alvo de terrorismo tão facilmente como a Suécia”

Ex-chefe do ‘staff’ Militar da União Europeia diz que “não é o momento para reduzir o investimento em Defesa”.


O general inglês David Leakey, ex-chefe do ‘Staff' Militar da União Europeia, diz, em entrevista ao Diário Económico, que um atentado como o de Dezembro passado em Estocolmo (Suécia) poderia acontecer em Portugal. E que os ataques bombistas de 2004 em Madrid confirmaram que já nenhum Estado europeu está imune.


Os orçamentos para a Defesa devem crescer na Europa, apesar da crise financeira? Em que países e porquê?

Numa crise financeira, tem de haver um equilíbrio entre os gastos na Defesa e outras despesas importantes do Governo. Este pode não ser o momento para aumentar as despesas com a Defesa, mas também não é certamente o momento para reduzir o investimento em Defesa devido às incertezas futuras com a segurança. Os Estados europeus que não contribuam para o esforço colectivo europeu, no contexto da NATO ou da União Europeia, devem estar conscientes das consequências óbvias para a sua credibilidade e para a credibilidade da Europa como potência.


Quais são as maiores dificuldades e onde é preciso investir mais?

As ameaças mais imediatas ao território europeu não parecem pertencer ao domínio militar. O terrorismo, os ciber-ataques, o crime organizado e o tráfico ilegal de narcóticos, armas e pessoas são aparentemente assuntos para a polícia e para outras autoridades. No entanto, se os Estados europeus pretendem intervir fora da Europa e trazer estabilidade às regiões de onde são provenientes as ameaças, então devem investir numa mistura adequada entre instrumentos militares e civis para responder às ameaças imediatas de hoje e de amanhã. Não faz sentido continuar a manter o legado de capacidades e o modelo de pensamento da era da guerra fria.


A Europa é hoje uma região mais ou menos segura do que há uma década?
A Europa é hoje tão segura face a ataques militares directos como era há uma década. No entanto, as ameaças e desafios à nossa segurança estão a mudar e o futuro contém já hoje muitas incertezas, talvez mais do que há uma década.


Quais são as zonas da Europa mais expostas?

O terrorismo e os ciber-ataques são ameaças comuns em toda a Europa, e não creio que nenhuma região da Europa seja mais susceptível a ataques do que outras regiões.


Portugal apresenta riscos menores de sofrer actos terroristas do que outros países europeus como aconteceu em Dezembro na Suécia? Porquê?

Os terroristas atacam de surpresa para provocar medo e alarme. Por exemplo, os imprevisíveis ataques bombistas em Madrid há uns anos [11 de Março de 2004] são um indicador de que nenhum Estado na Europa está imune a um inesperado e injustificável ataque terrorista. Por isso, Portugal pode ser um alvo tão facilmente como a Suécia.

Fonte: Económico

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More